Cálculo RWAopad(POPR)
O calculo do POPR
Risco
Operacional, pode ser calculado utilizando 3 abordagens:
· Indicador Básico (contas 871)
· Padronizada Alternativa (contas 872)
· Padronizada Alternativa Simplificada (contas 873)
No sistema já temos cadastrado os agrupamentos contábeis para a abordagem do Indicador Básico. Caso a IF opte por outra abordagem, ela deve fazer o cadastro das contas contábeis para cada conta filha e seus elementos.
Cada grupo de contas é subdividido em subgrupos 10, 20 e 30, que indicam o período a que se referem as informações (T-3, T-2, T-1 respectivamente). Para a apuração do POPR devem-se utilizar informações relativas a três períodos anuais correspondentes aos últimos 6 semestres findos, ou a planos de negócios para semestres futuros para as IFs que ainda não possuem 6 semestres. Quando for fazer um cadastro de agrupamento contábil, ou alteração do mesmo, basta cadastrar para apenas um subgrupo que o sistema copia as informações para os outros. Para maiores informações sobre esse cadastro veja o documento “Basiléia - Como Alterar o cadastro contábil das contas do POPR.docx”.
Quando a IF já possui os últimos 6 Balancetes
semestrais
Para calculo do POPR basta importar os últimos 6 balancetes semestrais. Esses balancetes devem possuir as contas contábeis 7 (contas de receitas) e 8 (contas de despesa) abertas e com valores.
Por exemplo, se vamos iniciar o uso do sistema pela primeira vez e queremos calcular o DLO de Novembro de 2013, basta importar os balancetes nas datas de Jun/2013, Dez/2012, Jun/2012, Dez/2011, Jun/2011, Dez/2010.
Primeiro escolha a data base da importação, depois vá ao menu "Arquivos -> Importar Cosif", clique no botão "Importar Cosif" e selecione o próprio arquivo enviado ao Banco Central, ou seja, 4010 ou 4040 da data base selecionada.
Quando a IF é nova e não possui os últimos 6
balancetes semestrais
Para instituições em início de atividade e que não tenham valores registrados em sua contabilidade para os três períodos anuais, ou para algum deles, devem registrar suas projeções no elemento 20 – Plano de Negócios.
Caso a Instituição possua número de períodos já finalizados, menor do que 3, deverá informar com base nos valores contábeis e nos valores previstos no Plano de Negócios obedecendo a sequência T-3, T-2 e T-1, respectivamente para os períodos finalizados, seguidos dos previstos no Plano de Negócios.
A título de exemplo considere-se uma instituição que está em atividade há dois anos e três meses, e que a data base seja novembro de 2013. Neste caso a instituição deverá compor a parcela POPR parcialmente com informações provenientes da contabilidade e parcialmente do plano de negócios, assim, para T-3 e T-2, as informações seriam as informações contábeis relativas aos períodos já finalizados, assim:
T-3 corresponderia aos balancetes de Dez/2011 e Jun/2012,
T-2 corresponderia aos balancetes de Dez/2012 e Jun/2013,
T-1 seria informado, com base nas projeções do Plano de Negócios, com as informações correspondentes ao período de Jul/2013 a Jun/2014.
A partir do momento que já se tem todas as informações contábeis, o sistema passa automaticamente a puxar a informação apenas da contabilidade.
Para o exemplo citado o usuário terá que importar seus balancetes nos meses de Dez/2011, Jun/2012, Dez/2012 e Jun/2013, seguindo os mesmo passos das IFs que já possuem balancetes semestrais. Em seguida, para cadastrar os planos de negócio para Dez/2013 e Jun/2014, o usuário deve acessar o menu "Projeções -> Plano de Negocios para POPR (RWAopad). Na tela que se abrirá deverá selecionar a data base de Dez/2013 e colocar o valor do plano do negócio para o semestre que vai de Jul/2013 e Dez/2013. Em seguida selecionar a data base de Jun/2014 e cadastrar o plano de negócio que corresponderá ao período de Jan/2014 e Jun/2014.